Decola! LAB

Perguntas Frequentes

O que significa exatamente “decolar a minha ideia”?
Decolar pode significar um monte de coisas e cabe a você saber o que isso significa para si mesmo. Pode ser melhorar um negócio já existente. Pode ser tirar uma ideia da gaveta. Pode ser transformar um projeto em um negócio rentável. Pode ser dar um up na sua carreira. Ou seja, os parâmetros de sucesso da sua ideia, projeto, carreira ou negócio é você quem decide. No Decola! LAB você não vai ouvir a Rafaela falando que você tem que fazer alguma coisa, mas sim que fazer algo vai te trazer benefícios específicos. Cabe a você, e só a você, decidir se quer fazê-lo ou não. Então, todo o conhecimento e informação compartilhados no programa devem ser aplicados às suas expectativas e especificidades da sua vida e da sua ideia ou negócio. E dos seus próprios parâmetros de sucesso! Lindo isso, não?
A Rafaela já trabalhou com outros empreendedores?
Sim, a Rafaela possui muita experiência no campo das artes, cultura, economia criativa e empreendedorismo. Mesmo antes do mestrado em Empreendedorismo Criativo, ela já trabalhava ajudando pessoas a desenvolver seus projetos e ideias, com foco na gestão cultural. E antes mesmo do mestrado, em 2009, seu foco de atuação e pesquisa mudou para o campo do empreendedorismo criativo. Desde então, ela já formou presencialmente mais de 600 empreendedores criativos através de workshops e esse número cresce a cada ano. Nas três cinco turmas do Decola! já forma quase 1000 empreendedores e o céu é o limite. Além disso, através da Internet, outras centenas de milhares de pessoas já se beneficiaram dos conteúdos criados e das informações compartilhadas por ela.
E o que essas pessoas falam do trabalho da Rafaela e do Decola! LAB?
Você pode conferir mais depoimentos de alguns astronautas, aqui!
O Decola! LAB é também pra artista ou pra alguém que tenha uma carreira?
Sim, é possível aplicar os conhecimentos compartilhados no Decola! LAB se você tiver uma carreira criativa em voo solo ou se tiver uma profissão aparentemente “tradicional”. Você só precisar querer empreender fora da caixa, usando a criatividade de maneira estratégica, Nos nossos depoimentos você encontra histórias de gente assim, com profissões tradicionais, como a Mari Salles, que virou contadora criativa depois do Decola. E a Duda Dorea que virou psicóloga criativa! Vai lá conhecer!
O Decola! LAB é pra quem tem um negócio online ou pra quem tem um negócio físico?
Para ambos. A natureza do negócio não importa e a metodologia pode ser aplicada tanto para quem tem uma loja física ou pra quem tem um negócio virtual. Ou até mesmo um negócio misto/híbrido.
O Decola! LAB é pra quem vende produtos ou serviços?
Para ambos. A metodologia pode ser aplicada tanto para quem vende serviços ou produtos. E até para quem vende produtos e serviços ao mesmo tempo.
Vocês garantem que vou ganhar mais dinheiro após o curso? Quanto exatamente? Em quanto tempo?
Infelizmente essa é uma garantia que não podemos dar, porque diversos outros fatores influenciam a sua capacidade de ganhar dinheiro, entre elas o mercado, sua habilidade de implementar os aprendizados, o seu tempo de dedicação, o seu foco, seus conhecimentos e ferramentas, entre outras. O que garantimos, é que vamos te ensinar uma base sólida para ser aplicada e que com ela você conseguirá transformar sua ideia para colocá-la à disposição do seu público, com o objetivo de viver fazendo o que ama sim, na busca de um negócio rentável. Ou seja, o que a gente garante é que vai fazer a nossa parte e conta com você pra fazer a sua! Você tem nossa palavra que, quando compartilhamos informações relacionadas a rendimentos financeiros em nossos sites, vídeos, imagens, emails, entre outros conteúdos, todo o esforço é feito para que você consiga sim criar um negócio rentável e melhorar a sua vida, mas não há garantias de que você conseguirá obter resultados financeiros usando nossas idéias, ferramentas, estratégias e recomendações. Não se trata de um esquema pra ficar rico rápido. Nós não acreditamos nisso. Você é, portanto, o único responsável por suas ações e resultados na vida e nos negócios. As declarações no nosso conteúdo simplesmente expressam a nossa opinião e, portanto, não são garantias ou promessas de desempenho financeiro. Ao se matricular você deve ter clareza de que, por lei, não damos garantias de que você vai conseguir qualquer resultado financeiro e que nós não oferecemos assistência jurídica, médica, psicológica ou financeira profissional.
Por que o Decola! LAB tem esse preço?
Durante os últimos sete anos, Rafaela fez grandes investimentos para desenvolver a metodologia do Decola! LAB. Além do mestrado em Londres, para o qual investiu do próprio bolso cerca de 60 mil reais (além do incentivo público/privado), para viver por dois anos na Europa, outros tantos livros, cursos livres, viagens, eventos e gastos diversos somam investimentos que ultrapassam a casa dos 100 mil reais. Não só por isso, mas porque acreditamos que o conteúdo compartilhado no programa traz benefícios reais e entrega enorme valor (3x mais do que o preço cobrado) não só para os negócios, mas também para a vida dos seus participantes. Uma terceira razão é que no Decola! LAB você vai aprender que a valorização do nosso trabalho deve começar na gente mesmo, antes de esperar que venha dos outros. Precisamos então, definir o preço que acreditamos que o nosso trabalho vale (com base em fatores pessoais, específicos e estratégicos) e sermos capazes de comunicar esse valor com tranquilidade e segurança aos nossos clientes. É, é claro, entregar o prometido. E mais do que prometido. E é isso que fazemos. Ah, por último, com o Decola! LAB você está investindo em um programa profundo, de longa duração, suporte constante, portanto, um programa de desenvolvimento completo para formação de empreendedores criativos e não um cursinho rápido que vai te ensinar algumas coisinhas. E isso tudo está refletido no seu preço.
Desde quando o Decola! tem esse preço?
A gente sabe que esse é um investimento importante na sua vida pessoal, sua carreira e seu negócio e, por isso mesmo, mesmo diante da inflação do país, conseguimos manter o preço do Decola! desde 2015.
Quando vou receber acesso à plataforma exatamente?
Logo após sua inscrição e confirmação do pagamento você já tem acesso à plataforma e a um pré-curso bônus, sobre produtividade! Ou seja, já dá pra colocar a mão na massa!
E se eu já tiver feito um workshop da Rafaela, o Decola! LAB pode me ajudar?
Sim, porque na verdade a Rafa parou de fazer os workshops em 2015 e, desde então a metodologia evoluiu bastante. Não só isso, mas o Decola! LAB permite um aprofundamento muito maior nos conteúdos e mais tempo de implementação dos exercícios práticos e suporte com a Rafa, até o final do ano. Você terá, portanto, a possibilidade de se dedicar ao seu negócio enquanto faz o curso, implementando os conhecimentos. Existe também mais tempo para trocas de informações e perguntas e respostas, não só com a Rafaela, mas também entre os participantes, através de uma comunidade exclusiva. O conteúdo foi totalmente atualizado e a experiência de aprendizado é completamente diferente.
E se eu tiver dúvidas e perguntas durante o programa?
Você pode utilizar as ferramentas que possibilitam a interação com a Rafaela, durante os 10 webseminários ao longo do programa. E também com outros participantes, no comunidade exclusiva no Facebook, moderada pela tripulação.

Posso aprender no meu próprio ritmo?
Sim, com certeza. Você terá acesso a plataforma por pelo menos dois anos após o início do curso e poderá assistir aos vídeos e fazer os exercícios quantas vezes quiser nesse período. E pode, depois disso, baixar os materiais e tê-los pro resto da vida.
Vocês oferecem bolsas de estudo?
Sim, acreditamos que existam muitas pessoas que podem se beneficiar do curso, mas que não podem pagar por ele neste momento e as bolsas nos permitem investir nessas pessoas que acreditamos tem talento e merecem oportunidade. Nesse ano, nós optamos por um processo diferente. E fizemos uma curadoria de 10 iniciativas sociais que estão com a mão na massa ajudando gente empreendedora, que tem uma baita potência, mas precisa de um empurrãozinho extra. Então, fizemos um processo interno dessa escolha desses projetos e cada um deles vai receber dois assentos na nave do Decola!. Sim, eu sei que pode ser frustrante pra quem estava com esperanças de conseguir bolsas esse ano (a gente distribuiu pelo menos 10% de bolsas desde 2013), mas optamos por rever nossos processos e garantir que quem receber a bolsa em 2017, realmente precise dessa catapulta chamada Decola! A gente ama nossos alunos bolsistas que chegaram até então, mas acreditamos que estava na hora de fazer diferente. Espero que compreenda e logo, logo, a gente vai divulgar o nome das organizações participantes da nossa Bolsa Social Decola! LAB. Um dos alunos, por exemplo, é o Bobnei, professor de rimas, cantor e pedreiro (e super gente fina) no Lá da Favelinha, projeto do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.
Vocês oferecem alguma garantia?
Sim, se você achar que o Decola! LAB não vai ser capaz de te ajudar a viver fazendo o que ama, você tem até dois módulos pra experimentar o curso (exatamente até dia 20 de maio) para solicitar o seu investimento de volta. Para isso, você deverá assistir aos vídeos e fazer os exercícios e enviar uma solicitação formal para sos@decolalab.com.br. Após isso, o meio de pagamento será acionado para efetuar o reembolso, na mesma forma em que o seu pagamento foi feito. Daí, os prazos específicos de reembolso do meio de pagamento entram em vigor. O prazo para o envio de email é até o dia 25 de maio.
Por que tenho que fazer os exercícios para solicitar o reembolso?
Acreditamos de verdade que o curso pode te ajudar a decolar a sua ideia se, e somente se, você se dedicar ao curso, assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios. Ou seja, não existe mágica: o curso só funciona se você se esforçar. Por isso mesmo, acreditamos que seja justo solicitar a comprovação de que você os fez para permitir que o reembolso seja solicitado. Acreditamos que essa é uma forma justa de fazer negócios.
Que formas de pagamento vocês aceitam?
Cartão de crédito e boleto à vista. Se quiser pagar de maneira diferente, entre em contato no sos@espaconave.com.br.
O Decola! LAB é pra mim?
O Decola! LAB…
É pra você que quer investir em si mesmo.
É pra você que quer aprender só o que é necessário, sem perder tempo.
É pra você que não tem muito dinheiro pra fazer investimentos no negócio.
É pra você que quer aprendizado descomplicado, simples, sem blábláblá e com foco prático.
É pra você que duvida de si mesmo.
É pra você que quer viver de forma não-convencional.
É pra você que quer se tornar uma pessoa melhor.
É pra você que quer melhorar o mundo.
É pra você que não tem medo de arregaçar as mangas. Ou tem medo e vai com medo mesmo.
É pra você que é um monte de coisas e cria um monte de coisas.
É pra você que tem ideias a todo momento.
É pra você que ainda não encontrou definição pro que você faz.
É pra você que quer se desafiar.
É pra você que é multipotencial.
É pra você que quer um negócios de expressão.
O Decola! LAB…
Não é pra você que acha que artista, criativo, empreendedor tem que ser pobre, porque faz o que ama e já tá muito bom assim.
Não é pra você que quer respostas prontas e fórmulas mágicas.
Não é pra você que quer ganhar dinheiro rápido.
Não é pra você que não quer encontrar o seu jeito de fazer marketing.
Não é pra você que que não quer trabalhar de maneira efetiva, não necessariamente pesado.
Não é pra você que acredita nas desculpas que conta do porquê não investir no seu sonho.
Não é pra você que só vai agir se estiver 100% seguro.
Não é pra você que quer encontrar desculpas.
Não é pra você que adora criticar o trabalho dos outros, mas não tira a bunda da cadeira pra fazer acontecer.
Não é pra você que precisa de alguém pra te dizer que você é capaz.
Não é pra você que não está determinado a viver fazendo o que ama.
Posso ter acesso ao material de aprendizado todo de uma só vez?
Infelizmente não. O conteúdo foi dividido em módulos exatamente para permitir melhor aproveitamento das informações. Desse jeito, a gente garante que o aprendizado seja digerido da melhor forma possível. Agora, depois que os vídeos já estiverem todos disponíveis, você pode refazer os módulos quantas vezes quiser e assistir quantos vídeos quiser de uma só vez, se assim preferir.
Quero fazer o programa, mas não agora. Quando vai acontecer novamente?
Apenas em 2017.
Eu queria fazer o curso, mas tô super atarefada. Posso me matricular agora e fazer depois?
Sim, você poderá fazer o curso em até dois anos, com exceção dos webseminários que acontecem em datas específicas exclusivamente em 2017 e, para os quais, você terá acesso às gravações.
Mas quem é a Rafaela exatamente?
Rafaela Cappai é atriz, bailarina, jornalista e empreendedora criativa à frente da Espaçonave. É também mestre em Empreendedorismo Cultural e Criativo, pela Goldsmiths University of London. Como artista e empreendedora, está sempre atenta a ferramentas, estratégias, habilidades e soluções que possam ajudar artistas e criativos a fazerem o que amam, criando carreiras e negócios sustentáveis e cheios de significado. Fala de criatividade, negócios e de vida com uma linguagem simples, decodificada, acessível, sem mimimi ou blábláblá. E sempre com aplicações práticas, pra gerar mudanças positivas no cotidiano, já! Pra Rafaela, o processo de empreender tem a ver com se tornar uma pessoa melhor pra ser capaz de criar um mundo melhor. Simples assim.
Hum, ainda não me convenceu, posso ter mais informações sobre ela?
Rafaela Cappai é artista com mais de 15 anos de experiência em teatro, dança e audiovisual. Como atriz, explora diferentes linguagens, da comédia ao drama, atualmente estudando o método de Sanford Meisner, ao lado da diretora Ana Paula Dias. Como bailarina, atualmente se concentra no diálogo entre dança, Parkour e improvisação, utilizando o estímulo de músicas, cidades e pessoas para criar. Participou, em 2012, de residência em Dança e Parkour, na Gerlev Idraetshoejskole, em Copenhagen/Dinamarca. No mesmo ano, concluiu, com Mérito, o Mestrado em Empreendedorismo Cultural e Criativo, na Goldsmiths University of London, em Londres/Inglaterra. Sua metodologia para formação de competências criativas, desenvolvida durante o Mestrado, foi agraciada com o Prêmio de Economia Criativa, pela Secretaria de Economia Criativa/Ministério da Cultura. Possui graduação em Comunicação (2001 – PUC Minas), pós-graduação em Marketing (2008 – Newton Paiva), e um inacabada graduação em Artes Cênicas (UFMG), que ainda sim lhe rendeu experiência e muita diversão. Rafaela também participou do Seminário EMPRETEC (2008 – Sebrae) desenvolvido pela ONU – Organização das Nações Unidas, para ensinar comportamentos para um número seleto de empreendedores, e do curso Certificate in Personal Coaching (2012 – The Coaching Academy), em Londres/Inglaterra. A partir de 2006, decidiu produzir seus projetos, atuando, além de artista, como empreendedora, o que lhe proporcionou grande liberdade criativa e artística para escolher seu próprio caminho. Com esses projetos, Rafaela recebeu com sucesso um grande número de prêmios e patrocínios, tanto do governo, como de empresas privadas, na Aff! Comunicação e Cultura, da qual foi sócia e co-fundadora. Rafaela também tem experiência com gestão de eventos corporativos, atendendo clientes como Itaú Private, Coca-Cola e Peugeot, pela Agência ETNA; como produtora do FIT, o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte; e como jornalista, como apresentadora, produtora e repórter da TV Horizonte. Durante o Mestrado, Rafaela relatou toda a experiência e aprendizado em seu blog, com patrocínio da Vivo, através do Programa Conexão Vivo e apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Colabora com sites e blogs nacionais escrevendo sobre economia criativa, comportamento empreendedor, produtividade, marketing e empreendedorismo. Entre os principais Empreendedores Criativos, Minas Marca, Tio Flávio Cultural, Blog do Tanlup e Negócio de Mulher, além daqui, nesse espaço. Atualmente se dedica à Espaçonave, a frente de oficinas, processos de coaching e consultoria para pequenos profissionais e negócios criativos e tem os olhos bem abertos para teatro, dança, cinema, novos modelos de negócio, co working, crowdfunding, negócios sociais, coletivos, redes e incubadoras.
Como posso saber se essa metodologia funciona mesmo?
A Rafaela já ministrou mais de 40 workshops presenciais e turmas online para mais de 600 empreendedores criativos. Além disso, os vídeos da série #vamoquevamo já foram vistos mais de 500 mil vezes, e muitas pessoas reportaram terem aprendido e modificado suas carreiras e negócios, mesmo através do conteúdo gratuito. A metodologia foi desenvolvida por ela durante o mestrado em empreendedorismo criativo, na Goldsmiths University em Londres e foi agraciada pelo Prêmio Economia Criativa, pela Secretaria de Economia Criativa, do Ministério da Cultura. Pra ver depoimentos de alunos, visite: www.decolalab.com.br/depoimentos
O Decola! LAB é a mesma coisa que o #vamoquevamo?
Definitivamente não. Digamos que o #vamoquevamo foi a sementinha do Decola! LAB. Foi lá que Rafaela experimentou a linguagem do vídeo para ensinar o que sabe sobre empreendedorismo criativo, mas eles são coisas bem diferentes. O Decola! LAB é um programa estruturado e organizado de desenvolvimento coaching, com exercícios práticos e templates, que podem ser baixados e impressos pelos participantes. Além disso, com o Decola! LAB as pessoas terão acesso aos bônus e a uma comunidade incrível de pessoas para trocar, aprender e colaborar. Ou seja, o Decola! LAB e o #vamoquevamo são experiências bem diferentes.
Ainda não tenho uma ideia pronta. Posso fazer o curso?
Sim, você pode. E provavelmente ao fazer o curso várias ideias vão pipocar na sua cabeça. E quando você tiver certeza, você pode retornar aos vídeos e fazer o programa todo de novo, mas agora com uma ideia na cabeça. O módulo 1, sobre identidade será essencial para te ajudar a ter ideias baseadas em seu capital humano.
Eu tenho dúvidas se é possível aprender pela Internet. É possível mesmo?
Imagina aprender no seu ritmo, do jeito que funciona para você, na hora que você puder? Não funcionaria? Além disso, o programa foi desenvolvido para que você aplique o que aprendeu, na prática, fazendo com que o aprendizado seja muito mais perceptível e que você consiga avançar realmente na construção da sua carreira e negócio. Por isso funciona, porque diz respeito a aprendizado + mudança de comportamento + ação, tudo ao mesmo tempo. Além disso, as grandes universidades do mundo já possuem cursos à distância porque perceberam que a Internet pode ser um grande aliado no aprendizado. Milhares de pessoas aprendem pela web diariamente. Então, sim, é possível aprender dessa forma, mas o conteúdo precisa ser bem estruturado para guiar esse aprendizado e não sobrecarregar o aluno.
Eu não sou criativo exatamente, mas quero empreender criativamente. Posso fazer o curso assim mesmo?
Sim, se você se identifica com nossa linguagem e com o jeito que a gente se comunica, possivelmente você é criativo sim. E de mais a mais, todos somos criativos por natureza. A criatividade é uma característica do ser-humano. O que acontece é que muitos de nós acabamos esquecendo. De qualquer forma, as bases de aprendizado no Decola! LAB são fundamentais para negócios de quaisquer natureza e você pode sim se beneficiar do conteúdo se tiver um negócio tradicional. Nosso único pré-requisito é que você queira empreender saindo da caixinha.
Eu não sou empreendedor exatamente, mas quero ser um. Eu posso fazer o curso?
Sim, mesmo que você não tenha atuado ainda como empreendedor, você pode fazer o curso e colocar a mão na massa enquanto aprende. O módulo 2 sobre comportamento vai ser especialmente bom pra você, porque vai ensinar a exercer comportamentos que vão te ajudar a levar a sua ideia adiante!
Eu tenho medo de fazer compras online. É seguro mesmo?
Sim, é seguro. Optamos por utilizar um prestador de serviços de pagamento totalmente seguro, o Hotmart, para garantir que sua compra será segura. Ao comprar você tem garantias de compra e o seu dinheiro é protegido. Sua compra está 100% segura.
Quando vão acontecer os webseminários?
A agenda completa será enviada apenas aos alunos inscritos, mas normalmente nossos encontros acontecem às quartas, 19h30, mas você pode enviar sua pergunta (mesmo se não estiver presente) e assistir à reprise no dia seguinte!
Posso fazer download do material?
Sim, você pode baixar os materiais no formato que melhor lhe convier.
Quais são os valores da Espaçonave e do Decola! LAB? No que vocês acreditam?
Esses são os nossos 12 não-mandamentos!
1º  –  Autoconhecimento é a bússola que guia a trajetória e ajuda a definir o que é importante na sua própria cartilha de sucesso.
2º  –  Identidade é a fonte inesgotável de recursos e alicerce pra construção de uma voz e um negócio autênticos.
3º  –  Criatividade é ferramenta de experimentação, que traz valor pra si mesmo e pro mundo.
4º  –  Cérebro e coração são parceiros de jornada, pra encontrar a simbiose entre razão e intuição, valores pessoais e estratégias.
5º  –  Cliente é gente, um incentivador, alguém com quem você compartilha seu melhor e que decide investir em você e no que você faz através de uma relação significativa.
6º  –  Lucro é o resultado do valor entregue ao mundo, pra empreender com propósito e significado, melhorando o mundo enquanto se ganha dinheiro.
7º  –  Mão na massa é ferramenta essencial de aprendizado, gerando clareza no processo e indicando os próximos passos.
8º  –  Rede é um espaço seguro para trabalhar e evoluir junto, trocando a competição pela colaboração.
9º  –  Sustentabilidade é meta, pra ser capaz de fazer o que se quer, pelo tempo que se sentir vontade.
10º  –  Metodologia é caminho, não fórmula, pois o apreendedor precisa encontrar o seu próprio jeito, caminhar a sua própria caminhada.
11º – Tecnologia é aliada. Ajudando a gente a fazer melhor e chegar em mais gente.
12º – Leveza e prazer são ingredientes essenciais dessa jornada.
Se o curso é online, significa que não haverá trocas com outros participantes?
Pelo contrário, existirá muita troca entre os participantes, no webseminário e na comunidade do Facebook.

Algo mais?

Alguma outra dúvida que a gente não respondeu? É só mandar a boia que a gente vai te socorrer no sos@espaconave.com.br.